Rotesma recebe Menção Honrosa do Prêmio Obra Do Ano em Pré-Fabricados de Concreto

12/3/2021 | Por Douglas Freitag

A premiação foi realizada no dia 2 de dezembro e reuniu empresários e profissionais da indústria de pré-fabricados, engenheiros, arquitetos, representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais de todo o país.

O Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, realizado pela ABCIC, acontece desde 2011 e foi criado visando valorizar as melhores soluções em pré-fabricados de concreto e seus projetistas: arquitetura e estrutura.

Na edição de 2021 a Rotesma recebeu Menção Honrosa do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricado de concreto, com o empreendimento Vita Boulevard, localizado na área central da cidade de Gramado (RS), um dos polos turísticos mais desejados do país.

O Vita Boulevard foi o primeiro empreendimento multiuso desenvolvido com o propósito de combinar em um único terreno: residência, trabalho, conveniência, serviços, lazer e consultórios médicos. Totalizando uma área construída de 35.060,60 m² e 6.805 peças pré-fabricadas.

Construído em um terreno com frente para três ruas e área total de 10.950,81 m², o complexo é constituído por 6 torres com 9 pavimentos cada, sendo: 2 torres comerciais, 2 torres de hotéis, 2 torres de apartamentos, pavimento térreo, um Mall com 57 lojas e 2 subsolos com estacionamento rotativo com mais de 500 vagas.

Uma das principais premissas do projeto arquitetônico, foi manter as características germânicas predominantes na região, inclusive com floreiras nas fachadas.

O projeto estrutural passou de um sistema moldado in loco já elaborado para a possibilidade de utilizar a estrutura pré-fabricada, até finalmente tornar-se um sistema híbrido estrutural até então nunca utilizado pela empresa. Uma ideia que combina vigas de transição em pré-fabricado e moldadas in loco com emprego de pilares e escadas pré-fabricadas e lajes alveolares.

O engenheiro responsável pela obra foi Fábio Luiz Morandini, em conjunto com Cleber Shimokomaki Prim, responsável pelo Projeto Estrutural, e Diogo Pedrassani, responsável pelo Projeto Arquitetônico.

O evento destacou que o sistema construtivo industrializado está preparado para atender os diferentes setores da construção. Superando desafios desde a concepção do projeto, passando pelo projeto arquitetônico, pela logística e pela montagem, com criatividade, versatilidade, inovação, qualidade e sustentabilidade.

As empresas pré-fabricadoras, os arquitetos e os engenheiros projetistas foram homenageados em três categorias: Edificações, Infraestrutura e Pequenas Obras.


Agradecemos a todos os clientes, parceiros e colaboradores!

Saiba mais sobre o Complexo Multiuso Vita Boulevard: https://www.rotesma.com.br/obra/vita-boulevard